Chevrolet Montana 2022: Preço, Versões e Ficha Técnica8 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A General Motors do Brasil anunciou recentemente que vai produzir uma picape inédita. O novo modelo será fabricado em São Caetano do Sul, no ABC paulista. A montadora apenas informou que a futura concessionária pretende ampliar a presença da marca Chevrolet nesse “segmento de mercado em expansão”. A picape em questão é uma nova geração de Montana 2022, que crescerá e se tornará concorrente do Fiat Toro e do Renault Oroch.

Este modelo complementa a série de picapes Chevrolet. Além disso, lançará um novo conceito para a marca no segmento de veículos comerciais

A empresa não divulgou quando será lançada a nova picape. No entanto, ele informou que o reajuste da fábrica começará nas próximas semanas.

Os fabricantes usarão a plataforma modular GEM do Onix, Onix Plus e Tracker para atingir mercados emergentes como Brasil e China. Sua base de desenvolvimento será a carroceria monocoque do Tracker, não Ônix, mais ou menos como a relação da Renault com o Duster Oroch e o Duster.

A Chevrolet entende os erros estratégicos cometidos pelo rival francês Oroch e fará todo o possível para evitá-los. A nova Montana 2022, como agora é chamado – embora o nome ainda não tenha sido determinado – terá seu próprio estilo e dimensões maiores do que o SUV irmão.

Para aumentar o tamanho, uma das soluções é aumentar a altura da suspensão, aumentando assim a distância ao solo e a altura total do veículo.

Com isso, mais um conjunto de rodas e pneus de maior diâmetro e um par de barras de teto longitudinais muito altas, como as da Toro, permitirão aumentar a altura de menos de 1,63 m para a ordem de 10 cm. Tracker está perto de 1,75 m da Toro.

Chevrolet Montana 2022
Com linhas agressivas, a Montana 2022 chega para brigar com a Fiat Toro. Foto: Reprodução.

Principais novidades do modelo

Segundo rumores recentes, em termos de design, a aparência frontal da nova Montana 2022 pode estar mais em linha com os modelos norte-americanos recém-lançados da Chevrolet, como o Trailblazer. Por isso, o SUV vendido ali como base para a previsão da nova Montana. 

Considerando a proximidade entre o projeto da pickup e o Tracker, pode-se dizer que a Nova Montana será capaz de prever muitos elementos visuais, que aparecerão na futura revisão de meio ciclo do National Tracker.

Só sabemos que a nova picape substituirá a Montana, é uma picape ágil. O novo carro deve ter muito em comum com o Tracker, podendo até herdar peças de usinagem fina e motores de turbina flexíveis. Assim como o design anterior. A postagem será próxima à da Toro. No entanto, a picape Chevrolet terá uma proposta de cidade sem tração 4×4.

Os medidores também devem ser aumentados para permitir o uso de defensas mais convexas. É necessário aumentar a largura do Tracker em cerca de 5 cm para chegar a uma casa de 1,85 m sem espelhos retrovisores a serem medidos nos futuros concorrentes da Fiat.

Finalmente, a distância entre eixos precisa ser esticada entre 30 e 40 cm para se aproximar dos 2,99 m da Toro. Este ainda é o ponto mais intrigante do projeto, junto com a suspensão traseira: afinal, a General Motors manterá os eixos de torção usados ​​por Tracker e Onix, ou adotará uma arquitetura mais complexa, como a própria montagem independente da Toro.

A Montana terá faróis divididos em 2022. O indicador LED diurno está localizado na parte superior e conectado à grade frontal. A segunda parte da luz no pára-choque tem uma forma circular. A aparência robusta também está associada a Silverado, e a inspiração para a traseira parece vir daí.

A nova Montana 2022 tem cauda reta, lanternas traseiras em forma de cone e o nome Chevrolet impresso na tampa. A cabine com cortes mais retos segue as linhas visuais dos Ford Mavericks, se livrando da fórmula arrojada dos SUVs com caçambas utilizadas pela Fiat Toro e Hyundai Santa Cruz.

Motor da Montana 2022

Sob o capô da Nova Montana 2022. Hoje, o propulsor mais moderno fabricado pela General Motors no Brasil é o motor de três cilindros com opções 1.0 e 1.2 da série Tracker. O turbocompressor 1.2 será o mais adequado para picapes por causa da grande potência (133 cv) e torque (21,4 kgfm), o que aumentará a capacidade de carga dos modelos futuros. 

Como os números estão longe dos 185 cv e 27,5 kgfm que o novo turboalimentador 1.3 da Toro 2022 pode fornecer, talvez a GM possa introduzir um motor mais potente em seu plano para uso no novo Montana 2022. 

O 1.4 turbo do Cruze seria uma escolha natural. Além de ser produzido na Argentina, seus 153 cavalos de potência e 24,5 kgfm certamente podem proporcionar excelente desempenho para a novidade da Chevrolet. A General Motors está pronta para usar gasolina ou etanol e pode aprimorar o atual turboalimentador 1.4 para torná-lo mais eficiente.

Além de que será instalado na plataforma GEM, pouco se sabe sobre a mecânica do novo Montana 2022. A base é compatível com um motor de três cilindros, o que torna a escolha menos extensa. A maior aposta é um turbocompressor de 1.2 com 133 cavalos de potência e 21,4 kgfm de torque.

Hoje, este motor é usado apenas pelo Tracker Premier. O fornecimento de picapes aumentará a produção e, assim, reduzirá os custos. Uma opção a diesel também está disponível, mas ainda não há um motor específico que o novo Montana possa usar porque o 2.8 do S10 é muito grande.

Chevrolet Montana 2022
A nova Montana chega com visual totalmente inovador. Foto: Reprodução.

Valores da Montana 2022

A montadora ainda não divulgou qual será o valor do novo modelo da Montana 2022, porém, usaremos números da versão do ano de 2021 como base. 

  • MONTANA LS 1.4 ECONOFLEX 8V 2p R$ 79.474,00

Ficha Técnica 

Usaremos a Ficha técnica do modelo do ano de 2021 para se basear nas configurações da Montana 2022. Porém, como citamos acima a possibilidade de uma reestruturação total tanto no design, estrutura e mecânica, só nos resta esperar para saber quais serão tais mudanças. 

Mecânica:

Motorização1.4
CombustívelÁlcoolGasolina
Potência (cv)9994
Torque (kgf.m)13,112,8
Velocidade Máxima (km/h)170N/D
Tempo 0-100 (s)12,1N/D
Consumo cidade (km/l)7,611,1
Consumo estrada (km/l)8,612,5
Câmbiomanual de 5 marchas
Traçãodianteira
Direçãohidráulica
Suspensão dianteiraSuspensão tipo McPherson e dianteira com barra estabilizadora, roda tipo independente e molas helicoidal.
Suspensão traseiraSuspensão tipo eixo de torção, roda tipo semi-independente e molas feixe de lâminas.
FreiosN/D
Chevrolet Montana 2022
As lanternas traseira da Montana terá iluminação em LED. Foto: Reprodução.

Dimensões:

Altura (mm)1.577
Largura (mm)1.700
Comprimento (mm)4.514
Peso (Kg)1.109
Tanque (L)49
Entre-eixos (mm)2.669
Porta-Malas (L)N/D
Ocupantes2

Quer ver um vídeo de como o modelo vai ficar, assista abaixo e conheça mais:

Perguntas Frequentes

Quando chega a Nova Montana 2022?

O lançamento da Nova Montana 2022 será entre o fim de 2021 e o início de 2022. Segundo a GM, a nova picape faz parte do investimento de R$10 bilhões que estava congelado. Ou seja, o projeto foi retomado em janeiro deste ano.

Quais cores a Chevrolet Montana 2022 será lançada

A montadora ainda não informou quais cores estarão disponíveis para o novo modelo da Montana 2022. Mas como tudo indica, por ser um projeto totalmente inovador, podemos esperar grandes novidades.

Acompanhe o Guia4rodas e fique por dentro de tudo que acontece no mundo automobilístico, saiba as principais novidades do mercado, lançamento e muito mais.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.