Citröen C3 2021: Fotos, Preços, Versões e Ficha Técnica9 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Quer saber mais a respeito do Citröen C3 2021? Confira aqui informações sobre os preços, o motor, ficha técnica e outros aspectos desse automóvel que você precisa conhecer.

Os rumores e especulações a respeito de um novo Citröen C3 estão circulando pelos sites de notícias automobilísticas.

Segundo as informações recolhidas até o momento, a fabricante francesa que se uniu à Peugeot para formar a PSA estaria desenvolvendo um veículo com nova plataforma para atualizar a linha C3.

Além do hatch repaginado, um novo veículo com carroceria sedã compacto e um SUV estão na fila de novos integrantes da família Citröen.

Quer saber mais sobre os possíveis veículos a entrarem no mercado brasileiro? Confira nosso artigo com o apanhado do que já se sabe acerca do C3 2021.

Citröen C3 2021: Fotos, Preços, Versões e Ficha Técnica
Citröen C3 2021. Foto: Divulgação.

Características do Citröen C3 2021

Listar as características desse veículo da forma que fazemos aqui no Guia 4 Rodas com os modelos já disponíveis no mercado é uma tarefa impossível.

Como indicamos, o C3 2021 está naquela fase de incertezas, visto que a fabricante não fez pronunciamentos sobre o futuro da linha no Brasil. Até mesmo o nome “C3” pode ser substituído por outro no lançamento do novo modelo.

Embora as declarações oficiais não estejam disponíveis, os portais de notícias de automóveis já compartilharam muitas informações valiosas para os interessados no C3 em seu novo ano/modelo.

Um interessante indicativo

De acordo com a revista Quatro Rodas, a PSA — união entre Peugeot e Citröen — fez o registro da C3 em sua terceira geração junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. O INPI é a autarquia brasileira responsável por, entre outras ações, garantir os direitos de propriedade intelectual das indústrias.

Com essa atitude da PSA, imagina-se que a geração de C3 chegue ao Brasil. Entretanto, a mesma fonte aponta que o registro visa, apenas, proteger o desenho da C3 enquanto propriedade intelectual da Citröen.

Plataforma CMP

Uma plataforma nova — a Common Modular Platform (CMP) — deve servir como estrutura para o C3 2021, segundo vários sites especializados em notícias de carros.

Ela foi projetada em conjunto com a montadora chinesa Dongfeng, acionista da PSA.

A CMP, como explica a Peugeot (fabricante que, junto à Citröen, forma o Grupo PSA), é mais tecnológica e modular. Isso permite que ela seja aplicada em diferentes tipos de automóveis.

A Auto Papo da Uol indica que os tipos seriam: SUVs, médios e compactos e completa, relatando que tanto carros híbridos quanto elétricos podem receber a matriz.

Trata-se da mesma plataforma que estreou no novo Peugeot 208, em sua segunda geração, feito na Argentina.

Sabe-se, também, que a fábrica da PSA aqui no Brasil está sendo atualizada para tornar-se apta a produzir a matriz modular CMP. Localizada no Rio de Janeiro, ela é responsável pela confecção do C3, C4 Cactus, Aircross e outros modelos da PSA.

Citröen C3 2021 já disponível na Europa

O C3 da Citröen com a plataforma CMP já faz parte do mercado de vendas automobilístico europeu. Porém, os portais de notícias concordam que o veículo brasileiro não será igual ao que transita pelas vias da Europa.

Acredita-se na implementação de uma variação simplificada da matriz modular CMP para cortar custos e oferecer um veículo mais apropriado à condição de país emergente que o Brasil possui.

O novo Citröen deve ser semelhante ao do mercado indiano

Se, por um lado, o modelo 2021 do C3 está distante de ser igual ao europeu, ele deve ser igual ou muito semelhante ao Citröen da Índia.

Conforme divulga a Mobiauto, o modelo para o mercado brasileiro estaria sendo produzido pela equipe indiana de engenharia da PSA.

Uma foto o capturou transitando pelas ruas da Índia com a camuflagem típica dos veículos em fase de testes. O visual remete ao C3 europeu e ao C4 Cactus aqui do Brasil.

Sedã compacto e SUV a caminho

Em adição ao hatch renovado, a fabricante francesa estaria desenvolvendo um veículo utilitário esportivo e um sedã compacto. Ambos com a nova plataforma da PSA.

Sobre o SUV, a Mobiauto acredita que ele pode ser lançado em 2022 para ocupar a posição do Citröen Aircross e tornar-se a opção de veículo “abaixo” do C4 Cactus.

O mesmo portal de notícias entende que o sedã, cujo nome é uma incógnita, terá o mesmo motor do novo C3 e comprimento entre-eixos maior.

A Mobiauto complementa apontando que a chegada do SUV e do sedã ao mercado brasileiro pode vir acompanhada de uma repaginação do C4 Cactus. O modelo deve receber novo estilo para refletir a identidade visual e a plataforma CMP dos novos veículos. O C4, por enquanto, tem a plataforma do C3 modelo 2019/2020.

Veja a galeria de fotos da C3 2021

Confira as imagens que a imprensa possui até o momento:

Citröen C3 2021: Preços

Visto que o modelo 2019/2020 é o mais recente disponível nas concessionárias, o preço do Citröen C3 é um mistério.

A Quatro Rodas especula que o valor, provavelmente, será inferior ao cobrado pelo novo 208 da Peugeot. O modelo que já conta com a plataforma CMP tem como versão mais barata a Active, cujo preço mínimo é R$ 74.990.

Tendo isso em mente, o novo C3 deve ser comercializado por um valor inferior a esse. Mas, destacamos que a fabricante ainda não divulgou qualquer informação a respeito.

Citröen C3 2021: Versões

Sem nada concreto em termos de declarações da fabricante, não se sabe ainda quais serão as variações do C3. A revista Quatro Rodas relata ser provável que três modelos diferentes sejam comercializados com uma versão simplificada da plataforma CMP.

Assista esse vídeo para conhecer o C3 2021 que já marca presença no mercado europeu:

Como é o motor da Citröen C3 2021?

Novamente, informamos a você, leitor, que nada é oficial até o momento. Mas, aqui vão os dados e as previsões que circulam nos portais especializados nas novidades do mundo automobilístico.

A Mobiauto acredita que as versões de entrada do C3 2021 serão equipadas com motor 1.2 PureTech flex. A transmissão que acompanha o sistema de motorização é a manual de 5 marchas.

Com 3 cilindros e 1197 cm³ cilindradas, o motor aspirado entrega 84 cv a 5.750 rpm de potência máxima e 12,2 kgfm a 2.750 a rpm de torque máximo quando abastecido com gasolina. Com etanol, os números sobem para 90 cv 5.750 rpm de potência máxima e 13 kgfm 2.750 a rpm de torque máximo.

Citröen C3 2021: Ficha Técnica

Os dados exatos do novo Citröen C3 ou de seu substituto são não de conhecimento público.

Mas, com base no fato de que o C3 2021 brasileiro será semelhante ao que está sendo testado e foi fabricado na Índia, pode-se especular sobre seu comprimento.

Assim como aponta o Quatro Rodas, o C3 nova geração provavelmente não ultrapassará os 4 metros de comprimento porque a legislação indiana sobre veículos oferece incentivos às fabricantes que elaboram modelos que respeitam esse comprimento total.

Web Stories

Perguntas Frequentes

Quando o Citröen C3 2021 chega ao Brasil?

A data oficial de lançamento não foi divulgada pela Citröen, assim como diversas outras informações sobre o veículo. Porém, acredita-se que entre o ano de 2021 e 2022 o consumidor brasileiro possa adquirir seu C3 2021 (ou o veículo com outra nomeação que será seu substituto).

Qual é o preço do C3 2021?

O preço oficial, juntamente a várias informações acerca do novo C3, é desconhecido. Entretanto, especula-se que seu valor de venda será inferior ao do Peugeot 208. Ou seja, menor que R$ 74.990.

Qual é o consumo de combustível do C3 2021?

Presumindo que o novo C3 ou o veículo que venha tomar seu lugar mantenha o mesmo motor da versão atual (1.2 Flex 12v), o consumo médio em km/l seria:
Na cidade: 9,3 (etanol) e 13,2 (gasolina);
Na estrada: 10,1 (etanol) e 14,8 (gasolina);
Os dados acima são provenientes da tabela de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) desenvolvido pelo Inmetro.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.