6 dicas para levar em conta na hora de lavar o carro4 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Guia definitivo para lavar o carro: Um automóvel não pode ser lavado de qualquer forma. É necessário ter cuidado com os produtos e outros itens que impactam no brilho do automóvel. Pensando nisso, resolvemos listar diversas dicas que ajudam nesse processo, especialmente para quem deseja comprar carros pelos próximos meses.

Então, não perca mais tempo. Continue com a leitura de mais esse artigo do Guia4Rodas e veja dicas para levar em conta na hora de lavar o carro.

1- Separe os materiais antes de lavar o carro

O primeiro passo é separar os materiais mais adequados para esse procedimento. Dê preferência a produtos que são fabricados para automóveis, como shampoos automotivos. No entanto, você também pode utilizar produtos tradicionais, como sabão neutro, pano de algodão, buchas e esponjas.

É fundamental deixar claro o quanto itens duvidosos e ásperos podem prejudicar o veículo, causando arranhões e manchas na lataria. Portanto, é melhor evitá-los para conservar a pintura do carro.

Nunca é demais lembrar o quanto o aspirador pode ajudar nesse processo. Ele permite limpar o interior do automóvel de uma forma mais prática e eficiente. Para completar, separe um pano limpo para ser utilizado na carroceria.

Leia também: Melhores marcas de pneus para carro

2- Comece pelo local correto

Uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas é descobrir por onde começar a higienização automotiva. Geralmente, as pessoas preferem iniciar o processo pelo interior do veículo. Isso é muito importante para impedir que o carro tenha contato com a sujeira externa.

Depois de limpar o carro por dentro, faça a limpeza do lado exterior. Aqui, vale uma dica importante: mantenha as portas e vidros fechados. Caso contrário, terá que fazer a limpeza do interior do veículo novamente.

Neste momento, comece limpando na parte superior para a inferior. É importante ter atenção também com as partes menores da lataria. Depois que ensaboar, enxague para que nenhum material seque e fique impregnado na lataria.

Lavar o carro dicas
Foto: Pixabay

3- Limpe o tapete 

Primeiro, tire os tapetes. Em seguida, faça a limpeza desses materiais. Geralmente, ela pode ser feita com sabão neutro e enxaguando com água. Após essa etapa, deixe os tapetes secando. Agora, use o aspirador de pó para limpar as partes internas do carpete. Neste momento, muitas pessoas esquecem de aspirar  embaixo dos bancos. Lembre-se dessa etapa durante a limpeza.

4- Remova a sujeira do interior do veículo

Use um pano macio e úmido para limpar o painel do veículo. Tome bastante cuidado para não arranhá-lo. A mesma orientação vale para o volante. Você não deve limpar esse item com óleo ou outro produto que possa deixá-lo escorregadio. Se não seguir essa dica, poderá causar acidentes enquanto estiver dirigindo.

Nos bancos de tecido, use um aspirador de pó para limpá-los. Antes de finalizar essa etapa, verifique se certos cantinhos estão com sujeiras.

Nos bancos de couro, faça a limpeza com um pano úmido. Caso esteja difícil de eliminar a sujeira, passe um sabão neutro para removê-las.

O porta-malas não precisa fazer parte de todas as limpezas automotivas. O ideal é cuidar do espaço, pelo menos, a cada 120 dias.

5- Limpe o motor anualmente

O motor não pode ser ignorado na hora de lavar o veículo. Você deve limpar essa parte anualmente ou a cada seis meses. Dessa forma, evita o acúmulo de ferrugem nesse componente. Para evitar problemas, deixe o motor frio na hora da limpeza.

6- Deixe a lataria brilhando

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre a limpeza da lataria. Inicie pelo teto. Depois, limpe o capô e as portais. Feche os vidros para não sujar o interior do automóvel. E não se esqueça do pretinho nos pneus, para ele durar mais e deixar tudo 100% limpo.

Ao lavar o veículo em casa, tome cuidado para economizar água. Use um borrifador e um pano úmido para ajudar nesse processo. Após descobrir dicas para levar em conta na hora de lavar o carro, siga-nos nas redes sociais e conheça orientações que impactam na performance do seu veículo.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.