Vai viajar de carro? 03 dicas importantes para evitar estresse5 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Viajar de carro é sempre um momento para relaxar e se divertir, mas e quando aquela tão sonhada viagem acaba sendo um pesadelo? Por isso, antes de colocar o pé na estrada, é preciso planejar antecipadamente a sua viagem para evitar situações desagradáveis ou que lhe custem mais tempo e dinheiro.

Defina o seu destino e o roteiro de viagem

Antes de tudo é necessário que você tenha em mente o destino desejado, seja dentro ou fora do país, analisar bem as opções é um caminho que pode abrir portas para destinos incríveis – e claro – mais em conta também. Assim que seu destino estiver a caminho de ser decidido, uma dica preciosa é saber em qual estação do ano o lugar se encontra, assim, se você quer ir à praia por exemplo, evita pegar temporadas de chuva ou intenso frio.

Defina também quanto tempo você pretende passar viajando e a data desejada, sempre deixando uma margem de dias caso uma futura causalidade possa acontecer. Depois da etapa do destino definido, agora é hora de arregaçar as mangas e pesquisar o roteiro de viagem. Muitas pessoas optam por não ter um checklist de atividade, mas é sempre bom pelo menos ter uma noção dos lugares que você deseja visitar. Isso facilita sua locomoção pelos destinos e ainda pode te proporcionar mais momentos incríveis na viagem.

Faça um orçamento e defina os custos da viagem

Uma das vantagens de planejar uma viagem antecipadamente é que você pode ter maior controle dos seus gastos e assim pagar mais barato durante ela. A primeira coisa que você deve fazer é se perguntar: eu posso gastar quanto nessa viagem e posso poupar esse dinheiro sem rombos no meu orçamento pessoal? Respondendo essas perguntas, você terá um valor aproximado de quanto poderá gastar. Saber se você precisa de roupas e equipamentos especiais também ajuda na hora do orçamento, assim você pode olhar no seu guarda-roupa o que tem e o que precisa para a sua viagem.

Agora é a hora de pesquisar os preços dos hotéis, dos restaurantes locais, das atrações turísticas, dos serviços essenciais e claro, reservar um dinheiro para possíveis emergências. Sempre preste atenção nas promoções que sites de turismo, de passagens (caso opte por viajar de avião ou ônibus) e hotéis estão dando. Isso fará com que você economize um bom dinheiro que, quem sabe, não poderá ser usado futuramente em outro destino. Se sua viagem for feita de carro, calcule mais ou menos quanto de combustível será usado, se precisará alugar por exemplo uma carretinha reboque para carregar as bagagens ou equipamentos para sua viagem. Se no caso você já possui um reboque, procure quanto custará a revisão do carro e dela.

Revisão do carro

Viajar de carro dicas
Revisar o carro é essencial. Foto: Pixabay

A revisão do veículo é um dos itens mais importantes na lista de quem está planejando uma viagem de carro. O motorista tem que se atentar ao tipo de condição que seu veículo se encontra. Além de evitar futuras dores de cabeça na viagem, a revisão e manutenção do carro também impede e previne acidentes na estrada. Confira apenas alguns dos itens que precisam ser revisados antes da viagem.

  • Pneus calibrados e em condições de uso;
  • Estepe calibrado e em condições de uso;
  • Fazer e conferir o balanceamento e alinhamento;
  • Verificar o estado dos amortecedores;
  • Verificar o estado das molas;
  • Verificar o estado das buchas;
  • Verificar o estado das bandejas;
  • Conferir as lâmpadas do veículo, as setas e observar o ajuste dos faróis.
  • Observa o nível de líquido de freio
  • Conferir se é necessário fazer a troca de óleo.

Veja as melhores marcas de pneus para carro.

Além desses itens na lista acima, há também outras partes e peças do veículo que precisam de atenção.  Por isso, se você não tem muito tempo ou não sabe como fazer a manutenção e revisão, é recomendado que você procure uma oficina mecânica ou uma concessionária autorizada, lá você terá certeza que seu veículo estará seguro para viajar.

Também fique atento às legislações de trânsito. Vale lembrar que crianças de até 1 ano são transportadas no bebê conforto; de 1 ano até 4 anos o transporte deve ser na cadeirinha; de 4 ano até 7 e meio deve ser usado o assento de elevação; acima de 7 anos e meio até 10 anos sinto de segurança no banco traseiro; acima de 10 anos a criança já pode ser transportada no banco da frente.

Confirme as reservas feitas

Uma das piores frustrações que se pode ter preparando uma viagem, é no final descobrir que muitos dos seus planos não poderão ser executados por esquecimento. Por isso, semanas antes da viagem, confirme a reserva do hotel, das passagens, dos restaurantes e das atrações turísticas, use e abuse das ferramentas de planejamento, que auxiliarão nas tarefas que você já fez ou que ainda precisa fazer. A palavra-chave para planejar uma viagem é saber exatamente o que você quer e como você quer, é se organizar de forma clara para que no final, não acabe se perdendo no seu próprio planejamento.

Se divirta bastante

Depois de tanto planejamento e expectativa, enfim sua viagem chegou. Se divirta, aproveite ao máximo o destino que você planejou, lembre-se de conferir se toda sua bagagem e documentação estão completas e curta seu momento. No final, limpe sua mente de qualquer preocupação e crie agradáveis momentos e memórias em sua viagem.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.