Gastos com o carro: Dicas para economizar (com segurança)4 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Combustível e manutenção fazem uma grande diferença no orçamento do mês de quem tem um veículo. Veja 5 dicas que podem te ajudar a desembolsar menos nos gastos com o carro.

Impostos, acessórios, seguro, combustível e manutenção: quem tem carro sabe que ele é quase sinônimo de despesa. Algum amigo ou familiar deve ter te avisado sobre isso, mas, mesmo assim, provavelmente, você se surpreendeu ao perceber quanto dinheiro gasta para manter um veículo.

No entanto, é possível gastar menos, investindo em um automóvel econômico, dirigindo com prudência e adotando uma série de bons hábitos que podem ajudar a diminuir consideravelmente os seus gastos com oficinas mecânicas. As dicas, a seguir, podem ajudar a reduzir os gastos com o carro.

Economizar nos gastos com o carro
Cuidados para economizar com os gastos do carro. Foto: Pixabay

Observe os sinais e mantenha a revisão em dia

Se você está fazendo algo errado ou o carro está com alguma necessidade que ainda não foi notada, ele vai te dar sinais. Além das luzes do painel, barulhos estranhos podem indicar que você precisa checar algo. Ignorar isso pode fazer um probleminha virar um problemão.

Também é importante manter as revisões em dia, pois elas são importantes para identificar problemas na fase inicial e garantir a segurança de quem está no carro. Pode parecer uma despesa, mas os especialistas garantem que isso é um investimento.

O olhar de um profissional durante essas visitas pode ser fundamental para que você se lembre da necessidade de trocar as velas ou o óleo, gastos pequenos que podem evitar outros grandes. Um bom mecânico também pode te alertar sobre a baixa qualidade do combustível que você está usando. Além é claro, de só usar peças originais, que podem ser mais caras, mas com certeza valem cada centavo, pois com vida útil maior, fará com que você economize nos gastos com o carro no futuro.

Troque a marcha na hora certa

Se o seu carro é manual, saiba que usar a marcha certa faz toda a diferença para o consumo, evitando desgastes desnecessários. O câmbio deve ser usado corretamente para não forçar o motor.

Lembra das aulas da autoescola? Se a resposta for negativa, vale dar uma lida no manual do seu carro. Ele deve ter orientações sobre qual marcha deve ser usada em cada velocidade ou situação.

Se deseja um carro automático, conheça os 10 melhores mais baratos do Brasil aqui.

Calibre os pneus e alinhe as rodas

Você sabia que a calibragem errada pode influenciar no consumo de combustível do seu veículo? O ideal é checar se os pneus não estão murchos, pelo menos, a cada 15 dias, respeitando as orientações do fabricante para traseira e dianteira.

O bom hábito também aumenta a vida útil do seu pneu, o que tem tudo a ver com economia. É possível checar a calibragem gratuitamente na maioria dos postos. Uma frequência quinzenal é uma boa ideia.

Também é interessante verificar se as rodas estão alinhadas, porque isso é fundamental para que o veículo tenha uma boa aerodinâmica, o que também significa economia com combustível e mecânicos.

Evite o excesso de peso

Um carro mais pesado gasta mais combustível e desgasta mais. Muita gente ignora essa recomendação, mas é importante evitar carregar peso desnecessário no veículo e nunca ultrapassar a carga máxima recomendada pelas montadoras.

Usar aquela carretinha acoplada a um carro de passeio pequeno quase nunca é uma boa ideia e pode estragar o veículo. Existe até uma frase clichê sobre isso: quanto mais vazio estiver o seu carro, mais cheio fica o seu bolso.

Dirija com prudência e escolha bem o caminho

Não freie ou acelere bruscamente o veículo. Respeite os sinais de trânsito e os limites de velocidade. Essas são dicas básicas, mas que fazem toda a diferença para economizar em combustível e manutenção, além de evitar acidentes. Outra dica é usar a internet ao seu favor para avaliar quais são os menores percursos ou aqueles que têm menos trânsito. Isso também influencia no gasto com combustível. Mesmo que a distância seja um pouco maior, vale considerar aquele caminho com menos semáforos, no qual você pode manter a velocidade constante.

Aprendeu a evitar gastos com o carro?

Esperamos que esse artigo tenha sido útil. Caso tenha alguma sugestão não abordada, deixe nos comentários.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.