IPVA 2021 BA (Bahia) – Valor, consulta tabela, pagamento7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Se você tem um veículo, certamente sabe que deve pagar um imposto sobre o mesmo, o chamado IPVA. Para os moradores da Bahia, já é possível encontrar informações sobre o IPVA 2021, para programar suas contas e ficar em dia com as obrigações com o estado. Quer saber mais detalhes? Descubra tudo sobre o IPVA 2021 BA neste artigo!

Como funciona o IPVA na Bahia?

O IPVA é um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou seja, se você tem um veículo, precisa prestar contas com a receita.

Por ser um imposto estadual, cada região conta com regras próprias. Em outras palavras, significa dizer que o IPVA Bahia é diferente do IPVA São Paulo, por exemplo. Essa taxa é paga anualmente, com diferentes possibilidades de quitação.

Na Bahia, para o próximo ano, a cobrança pode ser paga em uma única parcela, com vencimento em 08/02/2021 ou em parcelas, com datas de vencimento que variam de acordo com o final da placa do veículo. Não deixe de conferir a tabela IPVA BA 2021 deste artigo para checar a data para o seu veículo!

IPVA 2021 BA
Bandeira do Estado da Bahia. Foto: Wikipedia

Para quem está pensando em comprar um veículo novo no ano que vem, saiba que o IPVA é pago no momento na compra, acompanhando o modelo de vencimento de acordo com a placa somente no ano seguinte.

Quem paga IPVA 2021 BA?

Engana-se quem pensa que somente proprietários de carros e motocicletas precisam pagar IPVA. Na verdade, como o nome indica, trata-se de um Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e isso inclui outros tipos de automóveis.

Mas quais são os veículos que precisam do IPVA? Confira a lista abaixo!

  • Motocicletas;
  • Carros;
  • Caminhões;
  • Ônibus;
  • Micro-ônibus;
  • Tratores;
  • Embarcações;
  • Aeronaves;
  • Entre outros.

Uma informação importante é que o IPVA é pago por veículo e não por casa, como muitos acreditam. Por isso, quem tem mais de um veículo, paga mais de um IPVA 2021.

Valor do IPVA BA 2021

Quem quer programar as finanças do próximo ano geralmente se pergunta qual o valor do IPVA Bahia 2021. Se esse for o seu caso, saiba que o governo do estado realiza o cálculo com base no valor venal do veículo e na alíquota do IPVA.

Ficou confuso? Calma, que é mais simples do que parece!

O primeiro passo é obter o valor venal do veículo, que é identificado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a Fipe. Ou seja, para descobrir o valor do IPVA BA 2021 você precisa acessar a tabela Fipe para conferir o preço praticado na venda do tipo de veículo que você é proprietário.

Depois, você vai multiplicar o valor encontrado na tabela Fipe pela alíquota de imposto do Governo da Bahia. Por se tratar de um imposto estadual, cada região define a alíquota a ser praticada.

Alíquota de IPVA Bahia 2021

Para facilitar a sua pesquisa, apresentamos na sequência qual a alíquota estabelecida pelo governo da Bahia no IPVA 2021. Assim, basta multiplicar os valores (valor venal do veículo x alíquota do IPVA) para descobrir o total a pagar.

Em 2021, o IPVA Bahia vai utilizar a alíquota:

  • 3% para veículos movidos a óleo diesel;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, máquinas de terraplenagem e tratores;
  • 2,5% quando movidos a outros tipos de combustíveis;
  • 1% para motos e motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais;
  • 1,5% para embarcações e aeronaves.

Tabela de pagamento do IPVA 2021

Sabendo de uma previsão do valor a pagar de IPVA 2021 BA é hora de se programar no calendário, conhecendo a data de vencimento de acordo com o final de cada placa.

Na Bahia, o IPVA pode ser pago de três formas distintas:

  • Pagamento em cota única com: 10% de desconto;
  • Pagamento em cota única na data da primeira parcela: 5% desconto;
  • Parcelamento: em 3 cotas, sem desconto.

Para o pagamento do IPVA 2021, o ideal é conferir seu orçamento antes de optar por uma das três modalidades. Assim, você tem mais segurança nas finanças para o próximo ano.

E para programar exatamente em qual mês você precisará pagar o imposto do veículo, utilize a tabela de pagamento IPVA BA abaixo:

Placa do veículoVencimento
Cota única com 10% de desconto08/02/2021
Final da placa 128/03 – 29/04 – 30/05
Final da placa 229/03 – 30/04 – 31/05
Final da placa 329/04 – 28/05 – 27/06
Final da placa 430/04 – 29/05 – 28/06
Final da placa 528/05 – 27/06 – 30/07
Final da placa 629/05 – 28/06 – 31/07
Final da placa 726/06 – 29/07 – 29/08
Final da placa 827/06 – 30/07 – 30/08
Final da placa 929/07 – 27/08 – 27/09
Final da placa 030/07 – 30/08 – 30/09

Como pagar o IPVA 2021 na Bahia?

Para pagar o IPVA 2021 você vai precisar emitir as guias de arrecadação, que são os boletos bancários elaborados pelo órgão de trânsito de cada estado.

Além de contar com o serviço de um despachante, você pode tirar as guias do seu IPVA pela internet, por meio do site do Detran BA. O processo é bem simples, contando apenas com o número do Renavam você já consegue o boleto de pagamento.

Como consultar IPVA 2021: passo a passo

  1. Acesse o site do Detran BA (www.detran.ba.gov.br)
  2. Na área Serviços/Veículos, clique no item Licenciamento e, em seguida, Serviço Online;
  3. Informe o número do Renavam do seu veículo (presente no documento do carro ou disponível na área de consulta Renavam BA), clicando em pesquisar;
  4. Na tela, você vai encontrar todas as informações sobre o IPVA do seu carro.

Com a guia de pagamento em mãos, você poderá quitar o imposto do seu veículo em agências bancárias, lotéricas e até pela Internet, por meio do Internet Banking.

Como você viu na tabela de vencimento IPVA 2021 da Bahia, você pode realizar o pagamento das guias em até três parcelas, com datas de quitação que variam de acordo com a placa do veículo.

É preciso estar atento para não deixar passar a data de pagamento, já que o IPVA em atraso pode provocar cobranças de multas e juros, além de impedir o proprietário do veículo de conseguir o licenciamento. E, sem o licenciamento, você perde o direito de trafegar nas vias.

Isentos do pagamento do IPVA Bahia

Todos os estados do Brasil possuem uma lista de pessoas e entidades que são livres do pagamento do IPVA. Esses grupos não precisam quitar o imposto para circular com o veículo.

São beneficiados de isenção os veículos de entidades filantrópicas, transporte escolar, veículo de propriedade de deficiência visual, física, mental ou autista, além dos taxistas no veículo de trabalho.

O site do Detran da Bahia conta com a lista completa dos isentos.

Destinação do IPVA da Bahia

Todos os veículos registrados no estado da Bahia precisam pagar pelo IPVA, mas você sabe para onde vai o dinheiro arrecadado com esse imposto?

De acordo com o governo do estado, o valor obtido por meio do IPVA é direcionado para as melhorias no trânsito, como a colocação ou ajuste em asfaltos, emplacamentos, sinalização e outros benefícios.

Sobre o Detran BA

Ficou com alguma dúvida sobre o IPVA 2021 BA ou precisa de auxílio com outras informações, como o sefaz BA IPVA atrasado? O Detran da BA pode te atender. Além do site (www.detran.ba.gov.br), você pode buscar atendimento pelo telefone (71) 3116-2335 ou se dirigir ao endereço do Detran, que é Av. Antônio Carlos Magalhães, 7744 – Iguatemi; Salvador – Bahia.

Para esclarecer dúvidas sobre IPVA de outros estados, consulte nossa página sobre impostos.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.