IPVA 2021 CE (Ceará): Valor, tabela, pagamento e outras informações7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

O final do ano, para muita gente, é o momento de organizar as contas que estão para chegar, sendo o IPVA, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos, uma delas. Quem mora no Ceará deve conhecer as alíquotas e os vencimentos para não perder nenhuma data importante. Veja, neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre IPVA 2021 CE!

Como funciona o IPVA estado Ceará?

O IPVA é um imposto que todos os proprietários de veículos do Brasil precisam pagar para conseguirem rodar pelas estradas sem complicações. Diferente de outros tributos, o dinheiro arrecadado com o IPVA é retido pelo governo do estado.

Na tabela IPVA 2021 CE, todos os tipos de veículos são incluídos, tendo uma taxa de alíquota que varia de 1% a 3,5%, dependendo da categoria do automóvel. Para saber o valor a pagar, o proprietário precisa fazer um cálculo de IPVA.

Diferente de outros estados, em que a data de vencimento do IPVA 2021 CE varia de acordo com a placa do veículo, no Ceará todos os proprietários têm os mesmos prazos de pagamento, com uma quitação única com desconto ou o valor parcelado em até cinco vezes.

IPVA 2021 CE
Bandeira do Ceará. Conheça o calendário de pagamento do IPVA 2021. Foto

Quem paga IPVA CE

Se você tem um veículo automotor, saiba que precisa pagar um imposto sobre o item. Além de carros e motocicletas, o IPVA se aplica para outros tipos de automóveis, como ônibus e até embarcações.

Confira a lista abaixo para saber quais são os veículos que têm cobrança de IPVA:

  • Motocicletas;
  • Carros;
  • Caminhões;
  • Ônibus;
  • Micro-ônibus;
  • Tratores;
  • Embarcações;
  • Aeronaves;
  • Entre outros.

Cada veículo tem o seu próprio IPVA. Por isso, é essencial que o condutor retire as guias de cada automóvel registrado sob seu nome para realizar o pagamento.

Estar em dia com a Receita permite realizar seus trajetos com segurança e tranquilidade. Quem não paga o IPVA 2021 CE não pode fazer o licenciamento anual, recebe multas (caso seja pego em uma blitz, por exemplo) e pode perder até 7 pontos na carteira.

Valor do IPVA CE 2021

Se você quer organizar as suas finanças e já programar os próximos pagamentos, precisa primeiro saber qual será o valor cobrado no IPVA estado Ceará em 2021. Antes mesmo de pegar a guia de pagamento, você pode realizar um cálculo para ter uma base do valor que será cobrado.

Para isso, você deve multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota identificada pelo governo do Ceará (veja na sequência!).

O valor venal do veículo é fácil de ser encontrado na tabela Fipe, um levantamento anual elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Basta identificar as características do seu automóvel no site da Fipe para obter o preço para o cálculo do IPVA.

Depois, pegue a alíquota para a categoria do seu veículo e multiplique os valores. Pronto! Você já tem uma previsão muito próxima do que será o IPVA 2021 Ceará do seu automóvel.

Alíquota de IPVA Ceará 2021

A alíquota é a porcentagem que compõem o cálculo do IPVA CE 2021. Esse valor varia de acordo com a categoria de cada veículo e, para embarcações e até aeronaves, o governo do Ceará ainda não liberou as informações.

Porém, se você é proprietário de carros, motos ou ônibus, pode conferir a relação de alíquota que será utilizada no IPVA CE, a seguir:

  • Ônibus, Micro-ônibus, Caminhões e Veículos de locadoras: 1%;
  • Motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos, de até 152 cilindradas: 2%;
  • Carros de passeio padrão: 3,5%.

Tabela de pagamento do IPVA 2021 Ceará

Como você já sabe, no Ceará os vencimentos do IPVA são iguais para todos os veículos, não havendo relação com o final da placa dos automóveis, como acontece no IPVA BA 2021, por exemplo.

Em outras palavras, significa dizer que todos os proprietários de veículos do Ceará têm as mesmas possibilidades e datas de pagamento: uma única taxa com desconto ou parcelado em até cinco vezes.

Importante: o Governo do Ceará ainda não liberou a tabela oficial com os vencimentos para 2021. Por isso, neste artigo, utilizamos como base os prazos de pagamento de 2020, uma vez que é comum seguir o mesmo padrão. Assim que a informação for disponibilizada, o artigo será atualizado.

Programe os seus gastos do ano que vem sabendo das datas de vencimento prevista do IPVA CE 2021, listadas na sequência:

Forma de pagamentoVencimento
Cota única com 5% de desconto31 de janeiro
1ª Parcela10 de fevereiro
2ª Parcela10 de março
3ª Parcela13 de abril
4ª Parcela11 de maio
5ª Parcela10 de junho

Como pagar o IPVA 2021 no Ceará?

Para pagar o IPVA estado Ceará 2021 você vai precisar emitir as guias de arrecadação, que são disponibilizadas pela internet. É importante estar atento pois, diferente de impostos como o IPTU, o IPVA não é enviado pelos Correios.

Quem não tem internet ou não quer realizar o processo por conta própria pode contar com um despachante. Mas saiba que tirar as guias de IPVA 2021 é bem simples, sendo que o condutor pode até utilizar o smartphone para isso.

Como consultar IPVA CE 2021: passo a passo

  1. Acesse o site do Detran CE (http://www.detran.ce.gov.br)
  2. No menu principal do site, clique em Serviços;
  3. Na lateral da página, clique em Emissão de IPVA;
  4. Informe o número do chassi do veículo, ou a placa e o Renavam (informações presentes no documento do automóvel). Aperte o botão Pesquisar;
  5. Na tela, uma nova janela vai abrir com o DAE (Documento de Arrecadação do Estado). Se não aparecer nada, é porque o bloqueador de pop-up está ativo. Basta desabilitá-lo para conseguir visualizar as guias.

Pronto! Com as guias em mãos, você pode utilizar o Internet Banking para pagar sem sair de casa ou, se preferir, se dirigir à uma agência bancária ou lotérica para pagar pessoalmente.

Quanto aos vencimentos, é o condutor que decide se prefere quitar tudo em uma só parcela ou optar por um parcelamento, sendo que as datas são iguais para todos os proprietários de veículos.

A dica principal é se organizar para não deixar passar nenhuma data de pagamento. Assim, você consegue emitir o licenciamento do seu veículo e trafegar pelas vias com tranquilidade.

Isentos do pagamento do IPVA Ceará

O pagamento do IPVA 2021 CE não é obrigatório para algumas entidades e pessoas. Este ano, além dos tradicionalmente isentos, o Governo do Ceará declarou isenção para os veículos de transporte escolar, uma vez que 2020 foi um ano atípico para esses profissionais.

São ainda isentos de IPVA 2021 CE os veículos pertencente a deficientes físicos, automóveis de diplomatas, veículos com potência inferior a 50 cilindradas e automóveis com mais de 15 anos.

Destinação do IPVA 2021 CE – Ceará

O dinheiro arrecadado pelo IPVA fica retido pelo estado, que administra de acordo com as necessidades da região.

No Ceará, todo o valor obtido com este imposto é dividido entre o Tesouro Nacional e os municípios, sendo que o montante enviado para cada cidade varia de acordo com o número de veículos por ela licenciados.

Segundo o governo do estado, os municípios costumam usar o valor do IPVA em serviços como a saúde, educação, segurança e investimentos nas vias públicas.

Sobre o Detran CE

Para tirar dúvidas ou realizar serviços específicos, como obter o valor do emplacamento da moto 2021 Ceará, o ideal é buscar apoio do Detran do Estado. Para isso, você pode acessar o site do Detran CE (https://www.detran.ce.gov.br/), telefonar para (85) 3195-2300 ou ir presencialmente ao endereço Av. Godofredo Maciel, 2900, Maraponga – Fortaleza/CE.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.