IPVA 2022 AM (Amazonas) – Valor, consulta tabela, pagamento9 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

IPVA 2022 AM (Amazonas): No Brasil esse imposto é o que mais caro entre os proprietários de veículos, no estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais eles possuem o valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) mais caros do país, hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre o IPVA 2022 AM (Amazonas).

Esse imposto gera muita polêmica todo início de ano, pois muitos dizem que o dinheiro do imposto não é bem aplicado, outros falam que o destino do valor arrecadado vai direto para o bolso dos governantes, porém, não estamos aqui para falar quem está certo ou errado.

Por isso, nós iremos mostrar todos os detalhes do imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA), esse imposto que é calculado sobre o valor médio do veículo e de pagamento obrigatório e é realizado todo início de ano. Para veículos usados é tomado de base o valor da tabela Fipe, para veículos novos, o valor da nota fiscal é a base do cálculo.

O IPVA 2022 AM (Amazonas) realiza essa conta de uma maneira diferente em relação aos outros estados, na verdade a conta é realizada da mesma maneira, porém, a forma de pagamento se diferencia de alguns estados, sendo que o IPVA 2022 AM (Amazonas) pode ser pago em três parcelas e para pagamentos em cota única, o valor possui um desconto.

Dando continuidade na nossa programação de dar informações sobre o IPVA de cada estado, nosso escolhido é o Amazonas, estado que possui algumas diferenças na cobrança em relação aos demais estados, acompanhe-nos. 

IPVA 2022 AM (Amazonas) – Valor, consulta tabela, pagamento
IPVA 2022 Amazonas Foto: Reprodução

IPVA IPVA 2022 AM (Amazonas)

No estado do Amazonas o dinheiro do imposto arrecadado é destinado às mais diversas utilidades, a divisão do valor fica dessa maneira:

  • 50% Para Governo Estadual
  • 50% para municípios em que os veículos estão emplacados.

Cada veículo tem o seu próprio IPVA. Por isso, é essencial que o condutor retire as guias de cada automóvel registrado sob seu nome para realizar o pagamento. Realizando o pagamento das taxas obrigatórias do IPVA o condutor auxilia no plano de auxílio que alguns estados adotam para a utilização do dinheiro arrecadado.

Estar em dia com a Receita permite realizar seus trajetos com segurança e tranquilidade. Quem não pagar o IPVA 2022 AM, não pode fazer o licenciamento anual, gera multas e pode perder até 7 pontos na carteira.

Alíquota IPVA 2022 AM (Amazonas)

A alíquota é a porcentagem que compõem o cálculo do  IPVA 2022 AM. Esse valor varia de acordo com a categoria de cada veículo e o governo do Amazonas ainda não liberou as informações.

Porém, se você é proprietário de carros, motos e ônibus, pode conferir a relação de alíquota que será utilizada no IPVA Amazonas, a seguir:

  • Alíquota de 2% – ônibus, motos, triciclos, caminhões até mil cilindradas;
  • Alíquota de 3% – para veículos de passeio, SUVs, comerciais leves, de esporte ou corrida, acima de mil cilindradas.

Valor IPVA 2022 AM (Amazonas)

O valor do IPVA de cada estado é destinado conforme determina o seu governo, no caso do Amazonas ele serve para realizar melhorias nos mais diversos setores, como: saúde, segurança e educação. Tais melhorias são distribuídas conforme a necessidade de cada município, a distribuição também é feita conforme a quantidade de veículos registrado no município, sendo assim, quanto mais veículos emplacados na cidade mais dinheiro ela recebe do governo.

No Amazonas, este ano o contribuinte vai pagar em média 3,37% a menos no imposto, em relação ao ano anterior. O cálculo tem como base os valores da tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), instituição especializada no monitoramento do preço de veículos. 

  • Motocicletas
  • Carros
  • Caminhões
  • Ônibus
  • Micro-ônibus
  • Tratores
  • Embarcações
  • Aeronaves

Mas não se preocupe em ficar realizando contas para determinar o valor do imposto, essa conta é feita de forma automática pelo DETRAN (Departamento de Trânsito). E chegará nas residências dos cariocas com todos os valores e datas de pagamentos respectivas. 

Com frota tributável de mais de 650 mil veículos, a expectativa de arrecadação é de R $368 milhões. Considerando os valores de inadimplência de exercícios anteriores que, segundo o governo, estão sendo recuperados por um programa de remissão fiscal, o recolhimento pode chegar a R $390 milhões.

Pagamento do IPVA 2022 AM (Amazonas) 

De acordo com a Sefaz, o pagamento antecipado do imposto dá direito a um desconto de até 10% no valor e, com o desconto do Bom Condutor, estabelecido pela Lei Estadual nº 203/2014, essa redução pode chegar perto de 30% do valor do imposto.

Já o não pagamento do imposto ensejará o vencimento do valor integral, acrescido de juros e multas de: 20% do valor do imposto, no caso de recolhimento espontâneo e 50% no caso de o veículo ser apreendido por órgão competente.

Lei do Bom Condutor: De acordo com a Lei do Bom Condutor (Lei 203/2015), quem não tem infração de trânsito no ano anterior já pode requerer desconto no pagamento do IPVA.

Os descontos são de: 10% a partir de 2015, no caso de não ter cometido infração de trânsito no exercício anterior; de 15% a partir de 2016, no caso de não ter cometido infração nos últimos dois exercícios; e de 20% a partir de 2017, no caso de não ter cometido infração nos últimos três exercícios.

Um ponto que precisa ser pensado é que se você optar por pagar parcelado, o valor do desconto não pode ser computado junto, sendo assim, se optar por pagar em cinco vezes o desconto à vista é perdido.

Para realizar o pagamento do IPVA 2022 AM você precisará ir até uma agência do DETRAN ou imprimir diretamente do site (http://www.detran.am.gov.br), inserir dados do veículos, como RENAVAM, Placa, selecionar a opção que você quiser para pagamento e colocar para imprimir. Você pode realizar o pagamento das seguintes formas:

O guia de pagamento do IPVA 2022 AM é aquele obtido durante consulta ao imposto apresentado neste artigo. O contribuinte amazonense tem algumas opções para quitar o tributo, como podemos ver a seguir:

  • Bradesco;
  • Unibanco;
  • Lotéricas;
  • Banco do Brasil;
  • Caixa Econômica Federal.
  • Aplicativos das agências bancárias

Para pagar o  IPVA 2022 AM você vai precisar emitir as guias de arrecadação, que são disponibilizadas pela internet. É importante estar atento pois, diferente de impostos como o IPTU, o IPVA não é enviado pelos Correios.

Quem não tem internet ou não quer realizar o processo por conta própria pode contar com um despachante.O preço que os despachantes cobram pode variar de região para região, porém, para realizar esse procedimento é muito simples e qualquer pessoa com acesso à internet é capaz de realizar. 

Consulta IPVA 2022 Amazonas

Para realizar a consulta do  IPVA 2022 AM é muito fácil, prático e rápido, você pode acessar essa informação de qualquer lugar que haja conexão com a internet ou mesmo com o uso de planos de internet do seu aparelho celular. 

Para realizar a consulta siga nossos passos:

  • Acesse o site do Detran AM (http://www.detran.am.gov.br)
  • Ou pelo site do SEFAZ (http://www.sefaz.am.gov.br/)
  • No menu principal do site, clique em Serviços;
  • Clique em Emissão de IPVA;
  • Informe o número do chassi do veículo, ou a placa e o Renavam (informações presentes no documento do automóvel). Aperte o botão Pesquisar;
  • Uma nova janela vai abrir com o DAE (Documento de Arrecadação do Estado). Se não aparecer nada, é porque o bloqueador de pop-up está ativo. Basta desabilitá-lo para conseguir visualizar as guias.

As opções de pagamento estarão disponíveis para você realizar online ou imprimir e pagar no local que escolher. 

Prazos de Pagamentos do IPVA 2022 AM

Para realizar o pagamento do imposto do  IPVA 2022 AM é preciso se atentar às datas limites de vencimento de cada parcela, ou da parcela única se for sua opção. 


Usaremos as datas limites do ano de 2021 como modelo para que você saiba como funciona esse parcelamento. Forma de pagamento Vencimento:

Final da PlacaCota única com desconto1ª parcela2ª parcela3ª parcela
106/0106/0106/0206/03
213/0113/0113/0213/03
324/0224/0224/0324/04
423/0323/0323/0423/05
520/0420/0420/0519/06
611/0511/0512/0610/07
715/0615/0615/0714/08
813/0713/0711/0811/09
917/0817/0816/0916/10
014/0914/0914/1013/11

Os boletos de cobrança não serão enviados pelos Correios, os proprietários deverão acessar o site da Secretaria da Fazenda do Amazonas. É possível pagar o IPVA nos caixas e canais de atendimento dos respectivos bancos credenciados: Bradesco, Unibanco,  Lotéricas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e aplicativos das agências bancárias.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 131 §2º, o Certificado de Licenciamento de Anual do veículo expedido pelo Detran-AM, documento necessário ao tráfego de veículos em vias públicas, e o não pagamento do IPVA impede a pessoa a receber o seu certificado de licenciamento anual.

A Lei diz que o IPVA é devido anualmente e pode ser quitado à vista (com bonificação de 5%) ou em cinco cotas. Se estiverem vencidos, os débitos do ano corrente devem ser quitados em uma única cota. Débitos vencidos de anos anteriores podem ser parcelados.

Isenção do IPVA 2022 Amazonas

O pagamento do IPVA 2022 AM (Amazonas) não é obrigatório para algumas entidades e pessoas. Além dos tradicionalmente isentos, o Governo do Amazonas declarou isenção para os veículos de transporte escolar, uma vez que 2020 e 2021 estão sendo um ano atípico para esses profissionais e dessa maneira o governador por meio de um decreto oficial isentou tais veículos. 

Se você gosta de carros como a gente, se tiver alguma dúvida, elogio, reclamação, comente na área dos comentários que ficaremos felizes de responder, se esse post tirou algumas dúvidas que tinha compartilhe com os amigos

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.