IPVA 2022 RS (Rio Grande do Sul) – Valor, consulta tabela, pagamento9 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

No Brasil a demanda de impostos pagos todos os anos é muito alta, no estado do Rio Grande do Sul não é diferente, dentre eles está o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos) Automotores e hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre o IPVA 2022 RS. 

Devido a essa carga tributária quem mais sofre são as pessoas com menos poder aquisitivo, muitos desses impostos possuem um valor alto, e o IPVA não é diferente, com valor alto ele precisa ser pago anualmente, para que o veículo fique em dia com seus documentos.

O IPVA, imposto sobre propriedade de veículos, é cobrado anualmente e possui uma certa redução a cada ano que se passa. O valor do imposto pode aumentar e diminuir de estado para estado. No caso do IPVA 2022 RS, é de 3% para automóveis e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação. 

Hoje nesse nosso artigo iremos falar tudo que você precisa saber sobre o IPVA 2022  RS (Rio Grande do Sul) acompanhe-nos e saiba como você deve se preparar para esse imposto. 

IPVA 2022 RS (Rio Grande do Sul)
IPVA 2022 RS Foto: Reprodução

IPVA 2022  RS (Rio Grande do Sul)

No estado do Paraná o dinheiro do imposto arrecadado é destinado às mais diversas utilidades, como por exemplo:

  • Educação 
  • Saúde
  • Transporte
  • Segurança

Sendo assim os proprietários de todo os tipos de veículos precisam ficar atentos aos prazos de pagamentos, pois se não efetuarem na data limite estão sujeitos a cobranças de multas  e juros. 

O não pagamento desse imposto implica em possíveis problemas com a legislação, mais precisamente com a polícia, pois ele pode causar multas e ter o veículo apreendido pela falta de pagamentos. E outro ponto o não pagamento desse imposto, impede que o valor arrecadado seja destinado para pessoas que dependem das ajudas assistenciais do governo. 

Valor IPVA 2022  RS (Rio Grande do Sul)

O valor do IPVA de cada estado é destinado conforme determina o seu governo, no caso do Rio Grande do Sul ele serve para realizar melhorias nos mais diversos setores, como: saúde, segurança e educação. Por isso é de muita importância que ele seja realizado até a data limite do vencimento. 

Para saber o valor do IPVA que você precisa pagar foi realizado um cálculo para determinar cada valor correspondente a cada tipo de veículo. Como por exemplo, 3% para automóveis e camionetes, 2% para motocicletas e 1% para caminhões, ônibus, micro-ônibus e automóveis e camionetes para locação. 

  • Veículos de aluguel- 1%
  • Ônibus- 1%
  • Caminhões- 1%
  • Veículos de Carga- 1%
  • Motos- 2%
  • Carros movidos a gasolina ou bicombustível- 3%

Mas não se preocupe em ficar realizando contas para determinar o valor do imposto, essa conta é feita de forma automática pelo SEFAZ (Secretaria da Fazenda) ou pelo DETRAN (Departamento de Trânsito).

Pagamento do IPVA 2022  RS (Rio Grande do Sul)

Para que você não precise pagar o IPVA com juros você deve ficar atento às datas dos vencimentos, isso estará descrito no boleto quando chegar em sua residência. Saiba que você possui um desconto para quem pagar a cota total adiantado. O estado do Rio Grande do Sul ainda parcela esse valor total do imposto para serem pagos em três meses, Maio, Junho e Julho, se o proprietário pode escolher pagar em cota única em Janeiro.

Um ponto que precisa ser pensado é que se você optar por pagar parcelado, o valor do desconto não pode ser computado junto, sendo assim, se optar por pagar em três vezes o desconto à vista é perdido. Você pode realizar o pagamento das seguintes formas:

  • Casas Lotéricas
  • Agências Bancárias
  • Pelo aplicativo de celular da sua agência bancária. 

Consulta IPVA 2022 RS

Para realizar a consulta do IPVA 2022 RS é muito fácil, prático e rápido, você pode acessar essa informação de qualquer lugar que haja conexão com a internet ou mesmo com o uso de planos de internet do seu aparelho celular. 

Para realizar a consulta siga nossos passos:

  • Acesse o site oficial do SEFAZ no link (https://www.fazenda.rs.gov.br/)
  • O site abrirá uma aba para digitar o número do RENAVAM do veiculo consultado
  • Digite a data do pagamento
  • Clique na opção não sou robô e digite os caracteres que aparecerão para você
  • Preencha os dados que o site solicita
  • Clique em consultar

As opções de pagamento estarão disponíveis para você realizar online ou imprimir e pagar no local que escolher. 

Prazos de Pagamentos do IPVA 2022 RS

Para realizar o pagamento do imposto do IPVA 2022 RS é preciso se atentar às datas limites de vencimento de cada parcela, ou da parcela única se for sua opção. 


Usaremos as datas limites do ano de 2021 como modelo para que você saiba como funciona esse parcelamento. 

Final da PlacaData
1, 2 e 3até 30/04/2021
4 , 5 e 6até 31/05/2021
7 e 8até 30/06/2021
9 e 0até 31/07/2021
Final de Placa1234567890
Vencimento (2021)01/abril05/abril07/abril09/abril12/abril14/abril16/abril19/abril23/abril26/abril

O pagamento do IPVA poderá ser efetuado em cota única ou parcelado, conforme os quadros abaixo. O vencimento de cada parcela é o último dia útil de cada mês.

Cota Única
PagamentosUPFDesconto Pessoa JurídicaDesconto Pessoa Física*
Até 30/12/202020203% (+UPF/RS) pela antecipaçãoaté 22,40% (+UPF/RS) pela antecipação
Até 29/01/2021 20213% pela antecipaçãoaté 22,40% pela antecipação
Até 26/02/2021 20212% pela antecipaçãoaté 21,60% pela antecipação
Até 31/03/2021 20211% pela antecipaçãoaté 20,80% pela antecipação
Parcelado
PagamentosUPFDesconto Pessoa JurídicaDesconto Pessoa Física*
Até 29/01/202120213% pela antecipaçãoaté 22,40% pela antecipação
Até 26/02/202120212% pela antecipaçãoaté 21,60% pela antecipação
Até 31/03/202120211% pela antecipaçãoaté 20,80% pela antecipação

Os boletos de cobrança não serão enviados pelos Correios, os proprietários deverão acessar o site da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. É possível pagar o IPVA nos caixas e canais de atendimento dos respectivos bancos credenciados: Banco do Brasil (somente para correntistas), Banrisul, Bradesco, Lotéricas da Caixa, Santander e Sicredi.

Se você não pagou o IPVA ou parte de suas parcelas, terá além de acréscimos financeiros sobre o imposto, como juros e multa, poderá ter seu nome inscrito no Cadastro Informativo Estadual (CADIN), O desconto do Bom Cidadão decorre da participação do contribuinte (Pessoa Física) no Programa da Nota Fiscal Gaúcha.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 131 §2º, o Certificado de Licenciamento de Anual do veículo expedido pelo Detran-RS, documento necessário ao tráfego de veículos em vias públicas, e o não pagamento do IPVA impede a pessoa a receber o seu certificado de licenciamento anual.

A Lei diz que o IPVA é devido anualmente e pode ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em três cotas. Se estiverem vencidos, os débitos do ano corrente devem ser quitados em uma única cota. Débitos vencidos de anos anteriores podem ser parcelados.

Isenção do Imposto para Deficiente

No estado do Rio Grande do Sul pessoas com deficiência por diversos motivos podem solicitar a isenção de diversos impostos, inclusive do IPVA. As taxas que podem ter isenção de pagamento são: Pessoas com deficiência física, visual ou mental podem solicitar isenção dos impostos IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Para solicitar essa isenção a pessoa deve seguir algumas obrigações que são: Solicite antecipação da renovação de sua CNH e se submeta à perícia médica, que decidirá se é necessário o exame médico especial. No exame especial, a junta médica decidirá se é obrigatória a condução de veículo adaptado. Neste caso, o condutor pode pleitear isenções fiscais na Receita Federal e na Receita Estadual.

Para deficientes visuais um adendo no site da Receita Federal diz: A pessoa com visão monocular deve comprovar a deficiência mediante laudo de perícia médica fornecido por serviço público ou privado de saúde, contratado ou conveniado, que integre o Sistema Único de Saúde – SUS.

Perguntas Frequentes

O IPVA 2022 RS poderá ser pago com cheque?

Não está autorizado o pagamento de tributos com cheques.

Débitos do IPVA 2022 RS poderão ir para protesto?

Sim. Débitos de IPVA inscritos em dívida ativa poderão ir para protesto e cobrança judicial, acarretando acréscimos provenientes de emolumentos, custas processuais e honorários advocatícios da Procuradoria Geral do Estado.

Se eu não pagar no prazo existe juros ou multa sobre o valor?

Sim. Multa de até 10% sobre o valor do imposto e juros mensais.

O município recebe parte do valor arrecadado do IPVA 2022 RS?

Sim. 50% do IPVA 2022 RS será repassado diretamente ao Município em que o veículo estiver emplacado.

Quando o débito do IPVA 2022 RS será incluído na dívida ativa se não houver pagamento?

De acordo com a Lei 14.260/2003, art. 11-A, débitos não quitados até o último dia do exercício anterior ao corrente, podem ser inscritos em dívida ativa a qualquer momento.
Também será inscrito em dívida ativa o valor correspondente ao parcelamento rescindido por falta de pagamento, sendo gerada uma dívida ativa para cada crédito tributário objeto do parcelamento.

Se você gosta de carros como a gente, se tiver alguma dúvida, elogio, reclamação, comente na área dos comentários que ficaremos felizes de responder, se esse post tirou algumas dúvidas que tinha compartilhe com os amigos.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.