IPVA 2022 TO (Tocantins) – Valor, consulta tabela, pagamento8 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

TO (Tocantins): No Brasil a demanda de impostos pagos todos os anos é muito alta, sendo que Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais possuem o valor do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) mais altos do Brasil, hoje falaremos tudo que você precisa saber sobre o IPVA 2022 TO (Tocantins)

A cada ano que passamos o imposto do IPVA torna-se um pouco mais barato, devido o valor de mercado dos veículos baixarem de preço seguindo a tabela FIPE. Esse imposto que deve ser pago já no começo do ano é obrigatório e incide em alguns problemas caso não haja o pagamento. 

O IPVA é um deles, esse imposto sobre propriedade de veículos é cobrado anualmente e possui uma certa redução a cada ano que se passa. O valor do imposto pode aumentar e diminuir de estado para estado. 

Dando continuidade na nossa programação de dar informações sobre o IPVA de cada estado, nosso escolhido é o Tocantins, estado que permite pagamento de cota única com desconto e também a opção de parcelamento porém, sem desconto.

IPVA 2022 TO (Tocantins) – Valor, consulta tabela, pagamento

IPVA 2022 TO (Tocantins)

No estado do Tocantins o dinheiro do imposto arrecadado é destinado às mais diversas utilidades, como por exemplo:

  • Melhorias em Saúde
  • Construção e manutenção de ruas, estradas e pistas 
  • Auxílios assistenciais

Por isso, os proprietários de todo os tipos de veículos registrados no estado do Tocantins devem ficar atentos aos prazos de vencimento, para que não sofram com juros e multas e ainda a possibilidade de ter seus veículos apreendidos em blitz policial.

O não pagamento desse imposto pode gerar grandes problemas com o CPF do portador, podendo ter o nome incluso no sistema de não pagadores e com a polícia, pois a falta de pagamento dele pode causar multas e ter o veículo apreendido. E outro ponto o não pagamento desse imposto, impede que o valor arrecadado seja destinado para pessoas que dependem das ajudas assistenciais do governo.

Valor IPVA 2022 TO (Tocantins)

O valor do IPVA de cada estado é destinado conforme determina o seu governo, no caso do Tocantins ele serve para realizar melhorias nos mais diversos setores, como: saúde, segurança e educação. Tais melhorias são distribuídas conforme a necessidade de cada município, sendo feito a distribuição conforme tamanho e necessidade do município, em outras palavras, cidades maiores, maiores ganhos.  

Para saber o valor do IPVA que você precisa pagar foi realizado um cálculo para determinar cada valor correspondente a cada tipo de veículo. Cada estado possui uma forma de cobrança e pagamento, para realizar a quantia que cada um vai pagar sobre seu veículo o estado do Tocantins faz a seguinte conta:

  • Valor do Veículo com base na tabela FIPE.
  • Alíquota de 1,2, 3%
  • Resultado final do valor do IPVA.

A alíquota é o percentual que irá incidir sobre o valor venal, e que pode variar segundo a destinação e tipo do veículo (1%, 2% ou 3%).

Exemplo: valor venal: R $100.000,00, alíquota: 2%, IPVA devido R $2.000,00.

Mas não se preocupe em ficar realizando contas para determinar o valor do imposto, essa conta é feita de forma automática pelo DETRAN (Departamento de Trânsito) do estado do Tocantins. E chegará nas residências dos cariocas com todos os valores e datas de pagamentos respectivas. 

Pagamento do IPVA 2022 TO (Tocantins) 

Para que você não precise pagar o IPVA com juros você deve ficar atento às datas dos vencimentos. Datas essas determinadas pelo final da placa do veículo e determinados pelo DETRAN do Estado do Tocantins. Se você possui um veículo e está querendo pagar o valor total do IPVA deve ficar atento ao prazo de pagamento da cota total, para se obter o desconto de 10% sobre pagamento total, o proprietário deve realizar o pagamento de forma única até a data limite, que vêm informada no boleto. 

Um ponto que precisa ser pensado é que se você optar por pagar parcelado, o valor do desconto não pode ser computado junto, sendo assim, se optar por pagar em três vezes o desconto à vista é perdido. 

Para realizar o pagamento do IPVA 2022 TO você precisará ir até uma agência do DETRAN ou imprimir diretamente do site (http://www.sefaz2.to.gov.br/), inserir dados do veículos, como RENAVAM, Placa, selecionar a opção que você quiser para pagamento e colocar para imprimir. Você pode realizar o pagamento das seguintes formas:

  • Casas Lotéricas 
  • Agências Bancárias
  • Pelo aplicativo de celular da sua agência bancária. 

Consulta IPVA 2022 TO (Tocantins)

Para realizar a consulta do IPVA 2022 TO é muito fácil, prático e rápido, você pode acessar essa informação de qualquer lugar que haja conexão com a internet ou mesmo com o uso de planos de internet do seu aparelho celular. 

Para realizar a consulta siga nossos passos:

  • Acesse o site oficial do DETRAN no link  (https://detran.to.gov.br/)
  • O site abrirá uma aba para digitar o número do RENAVAM do veiculo consultado
  • Digite a data do pagamento
  • Clique na opção não sou robô e digite os caracteres que aparecerão para você
  • Preencha os dados que o site solicita
  • Clique em consultar

As opções de pagamento estarão disponíveis para você realizar online ou imprimir e pagar no local que escolher. 

Prazos de Pagamentos do IPVA 2022 TO (Tocantins)

Para realizar o pagamento do imposto do IPVA 2022 TO (Tocantins) é preciso se atentar às datas limites de vencimento de cada parcela, ou da parcela única se for sua opção. 


Usaremos as datas limites do ano de 2021 como modelo para que você saiba como funciona esse parcelamento. 

  • Conforme a Portaria, o contribuinte poderá pagar o IPVA 2021 em parcela única ou em até dez parcelas. Se a opção for por parcela única, quem efetuar o pagamento até o dia 15 de janeiro de 2021 terá desconto de 10%. Após esse prazo, o contribuinte terá até o dia 15 de outubro para pagar o IPVA 2021, mas sem o desconto.
  • Já o contribuinte que optar por parcelar o imposto, poderá fazê-lo em até dez parcelas mensais, desde que o valor da parcela não seja inferior a R $400, no caso de pessoa jurídica, e R $200 se for pessoa física. Quem optar pelo parcelamento somente poderá receber o documento de licenciamento do veículo quando quitar a última parcela.

Os boletos de cobrança não serão enviados pelos Correios, os proprietários deverão acessar o site da Secretaria da Fazenda do Tocantins. É possível pagar o IPVA nos caixas e canais de atendimento dos respectivos bancos credenciados:  Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bancoob, Itaú, Banco da Amazônia e Bradesco.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 131 §2º, o Certificado de Licenciamento de Anual do veículo expedido pelo Detran-TO, documento necessário ao tráfego de veículos em vias públicas, e o não pagamento do IPVA impede a pessoa a receber o seu certificado de licenciamento anual.

A Lei diz que o IPVA é devido anualmente e pode ser quitado à vista (com bonificação de 3%) ou em três cotas. Se estiverem vencidos, os débitos do ano corrente devem ser quitados em uma única cota. Débitos vencidos de anos anteriores podem ser parcelados.

Perguntas Frequentes

O IPVA 2022 TO pode ser parcelado?

Sim, O IPVA 2022 TO poderá ser parcelado em até dez parcelas, desde que o valor da parcela não seja inferior a R $400, no caso de pessoa jurídica, e R $200 se for pessoa física. Quem optar pelo parcelamento somente poderá receber o documento de licenciamento do veículo quando quitar a última parcela.

Para o pagamento da cota única o contribuinte terá desconto no valor estabelecido anualmente em decreto pelo Governador do Estado, desde que efetue o pagamento até a data de vencimento do imposto.

Quando é exigido o pagamento do IPVA 2022 TO?

O pagamento é exigido nas seguintes ocorrências:
Na data da primeira aquisição do veículo novo por consumidor final;
Da montagem do veículo pelo consumidor ou por conta e ordem deste;
Do desembaraço aduaneiro. Em relação a veículo importado do exterior, diretamente ou por meio de trading company, por consumidor final;
Da incorporação de veículo ao ativo permanente do fabricante, do revendedor ou do importador;
Quando ocorrer a perda da isenção ou da não-incidência;
1º de janeiro de cada ano, em relação a veículo adquirido em exercício anterior, no primeiro dia do ano subsequente;
Na transferência da propriedade e ou de jurisdição.

Para onde vai o dinheiro do IPVA 2022 TO?

É de competência do Estado (CF, art. 155, inc.III e art. 158, inc. III). Cinquenta por cento (50%) dos valores arrecadados do IPVA são destinados aos municípios onde estiver licenciado o veículo, e os outros 50% para o estado. Portanto, é importante que o cidadão fiscalize a aplicação destes recursos em seus municípios.

Quem é responsável pelo pagamento do IPVA 2022 TO?

É pessoalmente responsável pelo pagamento do IPVA o adquirente ou o remitente do veículo, em relação a fato gerador anterior ao tempo de sua aquisição.

Como efetuar o pagamento do IPVA 2022 TO?

É simples, basta acessar o site www.sefaz.to.gov.br acessar o link do IPVA e preencher os dados e emitir o Documento de Arrecadação.

Se você gosta de carros como a gente, se tiver alguma dúvida, elogio, reclamação, comente na área dos comentários que ficaremos felizes de responder, se esse post tirou algumas dúvidas que tinha compartilhe com os amigos.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.