Quais são os melhores aditivos para o motor?5 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

O motor de um veículo necessita de algumas coisas importantes para que dure por mais tempo e não venha a apresentar problemas tão cedo, cuidados como manutenção regular fazem toda a diferença e os melhores aditivos desempenham um papel muito importante internamente no motor.

A lubrificação, o desempenho e a qualidade do motor dependem muito do tipo de aditivo usado, existem muitos tipos diferentes para os motores, e geralmente, as montadoras já indicam determinados aditivos para o motor.

Conheça então o que são aditivos e qual você deve escolher para o motor do seu carro.

O que são aditivos?

Todos os motores necessitam de óleo para se manter lubrificado e manter um bom desempenho nas estradas e ter uma vida útil maior, para auxiliar nisso, os aditivos são substâncias misturadas ao óleo que ajudam a evitar danos internos.

Os aditivos são separados conforme sua ação dentro do motor, são eles:

  • Detergentes;
  • Antioxidantes;
  • Anticorrosivos;
  • Antiespumantes;
  • Extrema pressão;
  • Aumento da viscosidade.
Melhores aditivos para o motor
Foto: Pixabay

Aditivos Detergentes

Estes são usados na lubrificação e limpeza do motor. Durante a combustão, pode-se formar resíduos de carbono que se acumularão e causarão problemas. Esse tipo de aditivo pode evitar isso.

Aditivos Antioxidantes

Feitos para evitar a oxidação, esse aditivo é usado tanto para motores veiculares quanto para maquinário e tem esta simples função de evitar que o óleo que lubrifica os equipamentos de oxide.

Aditivos Anticorrosivos

Quanto a esses aditivos, existem dois do tipo que são igualmente importantes, o primeiro é utilizado para a limpeza, removendo agentes corrosivos do motor, o segundo anticorrosivo é distinção a proteção das peças metálicas a partir da criação de uma película fina que separa o metal de substâncias corrosivas.

Aditivos Antiespumantes

Geralmente, quando o óleo é agitado intensamente forma-se espuma, o que o torna mais suscetível a oxidação e outros problemas que resultarão no seu motor. Os antiespumantes aditivos que evitam essa formação.

Aditivos de Extrema Pressão 

Esse tipo de aditivo é destinado a lubrificação da transmissão de um veículo, onde o contato entre os metais é mais constante.

Outros lubrificantes não são capazes de resistir a pressão, tornando-os ineficientes, o que pode gerar a formação de micro soldas conforme a transmissão é utilizada. Os aditivos de Extrema Pressão conseguem resistir a esse atrito e evitar essas microsoldas com eficiência.

Aditivos para aumento da viscosidade

Se você não seguiu as recomendações de exposição do óleo do seu carro, provavelmente ocorreu a perda da viscosidade, o que representa um problema. No entanto, esses tipos de aditivos trabalham para aumentar a viscosidade do óleo básico que vai ser utilizado.

Usar aditivo orgânico ou sintético?

Independente do motor de um carro, o superaquecimento interno é um grave problema que pode resultar em muitas idas a mecânica e gastos exorbitantes. Existe um jeito de não só aumentar a vida útil do seu motor, mas, também evitar que a temperatura interna se descontrole, essa é a tarefa do aditivo para motor de carro.

Os aditivos orgânicos são fabricados com substâncias naturais, por isso o nome. Tem a duração de até 240 mil quilômetros rodados, ou seja, até atingir essa quilometragem, você não vai precisar substituí-lo.

Já os aditivos sintéticos, ou inorgânicos, são 100% fabricados em laboratório, não podendo ser descartados em qualquer lugar por perigo de contaminação. Além da diferença na fabricação e composição, o aditivo sintético tem a vida útil bem inferior quando comparado com o orgânico.

Quantos custa um aditivo?

Quanto a valores, os aditivos têm preços diferentes quando comparados às lojas, inclusive, vai depender do tipo de carro que o motor do seu carro utiliza. O que influencia muito no valor final.

Mas, abordando de uma forma geral, você vai conseguir encontrar aditivos de R$20 reais, R$30 reais, claro a marca também altera o valor. Ótimas marcas elevam o preço, então, para ter certeza de quanto gastar, sugiro entrar em contato com comerciantes, oficinas ou lojas que vendem aditivos para motores.

Como escolher os aditivos?

Existem duas formas de identificar qual aditivo é eficiente no seu automóvel e qual não é. A primeira delas é consultar o manual do veículo, este terá todas as informações necessárias.

Mas,se por algum motivo você não tiver o manual, a segunda opção é buscar o auxílio de um mecânico especializado, este saberá qual utilizar. 

Fique atento, pois você não pode utilizar qualquer tipo de aditivo ao seu motor, já que eles variam muito para cada carro. Hoje no mercado possuímos diversos modelos desde os mais populares até outros mais complexos, com motores maiores e mais potentes, como caminhões e caminhonetes.

As motos utilizam aditivos?

Você sabia que os aditivos para óleo do motor utilizados nas motos são os mesmos feitos para carros? Claro, no caso das motos, sua utilização é em menor quantidade. Nas motos,o aditivo tem como finalidade melhorar o desempenho do motor, válvulas injetoras.

Além disso, são importantes na limpeza e descarbonização, auxiliando no aumento da vida útil do motor e seus componentes. Novamente venho com aquela velha historinha, deve-se consultar o manual do veículo antes de qualquer coisa.

Entram em debate na hora de aplicar o aditivo a quantidade correta e a viscosidade, ambas as informações incorretas, quando aplicadas, podem comprometer o câmbio e a embreagem da sua moto, então, muito cuidado.

Espero que tenham gostado do artigo sobre os melhores aditivos para o seu veículo. Deixe o seu comentário para ajudar os leitores do Guia4Rodas e conte as suas experiências.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.