Pneu Barum é Bom? Ficha Técnica + Análise7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Em dúvida sobre a qualidade dos pneus da marca Barum? Leia nosso artigo baseado em índices de desempenho e opiniões de consumidores para descobrir se o pneu Barum é bom ou não.

Fruto da fusão entre as empresas tchecas Bata, Rubena e Mitas, a Barum faz parte das marcas que integram o Grupo Continental Pneus.

Assim como a Euzkadi, a General Tire, a Semperit e a Viking, ela ocupa a categoria de “segunda marca”. Por isso, é produzida com objetivo de ser mais acessível financeiramente aos consumidores.

Embora seja amplamente conhecida e popular na Europa, a Barum não é tão famosa no Brasil. Isso faz com que seja normal questionar a qualidade dos pneus Barum.

Em nosso artigo, vamos responder à pergunta “Pneu Barum é bom?” através de avaliações e depoimentos de motoristas que já adquiriram os pneus da marca e dos índices de desempenho dos produtos dos melhores pneus.

Além disso, também apresentaremos a ficha técnica acompanhada da análise dos modelos para veículo de passeio disponíveis para compra no momento da escrita deste artigo. Não perca!

Pneu Barum é Bom?

Os produtos da Barum costumam receber boas críticas por parte dos portais especializados no mundo das 4 rodas.

Mas resta saber qual é a opinião daqueles que já percorreram quilômetros sobre um conjunto de pneus Barum.

Com isso em mente, analisamos os depoimentos contidos no vídeo mais popular no Youtube sobre a questão.

O vídeo foi visualizado mais de 373 mil vezes e recebeu 419 comentários. A maioria deles foi escrito por consumidores que elogiam e aconselham a compra do pneu. A título de exemplo, separamos alguns comentários positivos:

Mas, também há relatos apontando aspectos negativos do produto. Abaixo, destacamos um exemplo desse tipo de comentário:

Com base nos relatos majoritariamente positivos e na análise que fizemos da linha de produtos da marca, acreditamos que a resposta à dúvida “Pneu Barum é bom?” é “Sim”.

Para compreender nosso veredicto, acompanhe o restante no nosso artigo onde exploramos a gama de produtos da Barum e leia nossa conclusão sobre a marca.

Pneus Barum é bom? Ficha Técnica e análise

A fim de avaliar se a gama de produtos da Barum é de qualidade, nós listamos os principais aspectos dos pneus e a satisfação dos clientes. Para isso, recorremos a:

  • Dados técnicos fornecidos no site oficial da marca;
  • Índices presentes na etiqueta do Inmetro;
  • Avaliações e depoimentos compartilhados por consumidores no site Teste de Pneus;

Confira abaixo uma análise baseada nesses dados para que você se familiarize com a marca e veja se pneu Barum é bom.

Pneu Barum é bom? Vale a pena?
Saiba tudo sobre os pneus Barum. Foto: Reprodução.

Bravuris 3HM

Indicado para veículos de passeio e dirigibilidade no verão, o Bravuris 3HM está disponível nas medidas 15″ até 18″.

Seus pontos positivos são: os ombros com barreira acústica que reduzem o ruído emitido, a lateral rígida que favorece a dirigibilidade em velocidade altas e o escoamento de água eficiente que reduz a incidência de aquaplanagem – como reforça a nota “C” dada pelo Inmetro no quesito aderência em pista molhada.

Os pontos fracos estão relacionados à resistência ao rolamento, pois o Bravuris 3HM não colabora na economia de combustível, assim como não emite pouco CO² ao rodar.

Confira as notas que o pneu recebeu por seu desempenho nos teste do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE):

Etiqueta InmetroValores
Resistência ao rolamentoE
Aderência em pista molhadaC
Ruído (dB)73

Em relação à opinião dos usuários, dos 311 internautas que publicaram sua opinião no Teste de Pneu, 113 deram 5 estrelas ao Barum e 171 votaram 4 estrelas.

Com a maioria dos motoristas atribuindo notas altas ao Bravuris 3HM, a média atual do pneu é 4,21 de um total de 5 estrelas, mostrando que pneu Barum é bom.

Bravuris 5HM

O Bravuris 5HM é comercializado nas medidas 13″ até 19″, sendo destinado tanto a veículos esportivos utilitários (SUV) quanto aos carros de passeio.

O produto se destaca, principalmente, por sua alta durabilidade atribuída à composição e ao design tecnológico.

Outros aspectos positivos são o bom desempenho na dirigibilidade e a aderência acima da média em pistas molhadas.

Assim como o Bravuris 3HM, o 5HM não é particularmente bom em termos de economia de combustível nem em emitir baixos índices de gás poluente. Isso pode ser observado pelas notas atribuídas pelo PBE.

Etiqueta Inmetro Valores
Resistência ao rolamentoE
Aderência em pista molhadaC
Ruído (dB)73

Quanto à satisfação de quem já utilizou o produto, os relatos dos consumidores são majoritariamente positivos (o que mostra que pneu Barum é bom).

No Teste de Pneus, o produto apresenta uma média de 4,44 de 5 estrelas. Dos 105 relatos disponíveis, 53 pessoas atribuíram 5 estrelas e 48 deram 4 estrelas ao pneu.

Brillantis 2

Vendido nas medidas 13” até 15”, o Brillantis é compatível com automóveis de passeio e com as situações de dirigibilidade típicas do verão.

As qualidades do produto estão associadas ao desenho assimétrico de sua superfície. Ele permite que o desgaste da banda de rodagem seja uniforme e, por consequência, prolonga a vida útil do pneu.

A exemplo dos antecessores, o Brillantis não se destaca na baixa emissão de poluentes e na economia de combustível. A aderência em pista molhada igualmente não é alta, como indica a nota “E” no PBE.

Etiqueta InmetroValores
Resistência ao rolamentoE
Aderência em pista molhadaE
Ruído (dB)71

No Teste de Pneus, o Barum Brillantis 2 ostenta nota 4,15 de 5 estrelas atribuídas por consumidores. A aprovação é derivada de um total de 480 relatos, sendo 122 deles de usuários que deram 5 estrelas ao produto e 239 de motoristas que deram 4 estrelas.

Conclusão: Pneu Barum vale a pena?

Com boa aceitação e depoimentos positivos por parte dos motoristas que já o utilizaram, os pneus Barum podem ser tidos como boas opções para veículos de passeio e para o consumidor à procura de preços mais acessíveis ao bolso.

Por ser a segunda linha de uma empresa dominante no mercado, o pneu Barum compartilha da tecnologia presente em pneus da Continental, mas sem os preços elevados na marca mais famosa.

Em contrapartida, dado a condição de marca secundária, o produto não apresenta o desempenho premium da primeira linha.

De maneira geral, pneu Barum é bom, trata-se de uma opção que oferece qualidade, preço econômico, boa durabilidade e aderência em pista molhada para quem deseja economizar ao adquirir novos pneus.

Perguntas Frequentes

O que é pneu Barum?

Barum é o nome de uma marca de pneus que é fruto da fusão das maiores empresas do ramo na Checoslováquia em 1948. Após 45 anos no mercado, a Barum passou a ser uma propriedade da Continental. A mudança auxiliou no crescimento e na expansão da marca tcheca que hoje é comercializada em todo o globo.

Quem é o fabricante dos pneus Barum?

A Continental Pneus é a empresa responsável pela fabricação dos pneus Barum. Os produtos são fabricados em solo brasileiro, no polo industrial do município de Camaçari, localizado na Bahia.

Qual é a qualidade dos pneus Continental?

O grupo Continental Pneus é usualmente associado a produtos com boa qualidade e a pioneirismo no quesito tecnologia. De maneira geral, a marca possui uma imagem positiva e tende a entregar pneus que satisfazem os consumidores.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.