Qual é o melhor momento para trocar de carro?4 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Desvalorização do automóvel e preço do seguro são fatores que influenciam a decisão para trocar de carro.

De tempos em tempos, donos de veículos deparam-se com um velho dilema: será que chegou a hora de trocar de carro ou ainda é vantajoso ficar com ele por mais alguns anos? Devo aproveitar uma condição de financiamento com juros baixos ou investir na compra de automóveis seminovos?

Quando trocar de carro?
Descubra qual o melhor momento para trocar de carro. Foto: Pixabay

Essas questões não têm uma resposta exata, uma vez que é preciso analisar certos aspectos antes de tomar essa decisão. Neste texto, conheça alguns fatores para que você possa decidir se este é o momento propício para trocar de carro.

Desvalorização

Um dos primeiros pontos a serem observados é a desvalorização do veículo. Normalmente, o carro desvaloriza de 10 a 15% em seu primeiro ano de fabricação. No período seguinte, ele sofre outra desvalorização de 10%. A perda de valor só se estabiliza após três anos de fabricação.

Portanto, se você comprou um carro nos últimos três anos, não é tão interessante trocá-lo por agora. Contudo, se você quer comprar um veículo mais atual, é um bom negócio procurar justamente quem está negociando automóveis produzidos nos últimos dois ou três anos, ou seja, versões atualizadas do mercado, com um preço mais em conta que de um modelo novo.

Manutenção

Outro aspecto que precisa ser analisado na hora de decidir se você deve trocar de carro é o custo de manutenção envolvendo seu veículo atual. Os especialistas da área apontam que, caso o gasto com a conservação anual do automóvel supere 10% do valor de tabela dela, é sinal de que o motorista está tendo prejuízo.

Assim, o ideal é calcular o custo de toda a manutenção envolvida para ter a certeza que isso não está pesando no seu bolso. A quilometragem de um veículo também é importante: carros que já rodaram entre 50 e 60 mil quilômetros precisam passar por vistorias mais custosas, que envolvem a troca de amortecedores, pneus e correia dentada.

Valor do seguro

O seguro do seu veículo é algo que você precisa estar de olho ao vender ou comprar um carro. O valor pode variar significativamente dependendo do modelo, da marca e da categoria do automóvel. Por isso, lembre-se sempre de comparar quanto você paga atualmente e qual seria o preço do novo seguro caso deseje realizar a troca.

Atenção às atualizações

Os modelos estão sempre se atualizando, contando com peças e funcionalidades novas. De uma maneira geral, o ciclo de vida dos automóveis é de cinco anos, até que eles sofram mudanças significativas. Quando elas ocorrem, o normal é que o modelo atual perca valor de mercado, uma vez que a nova opção passa a ser mais interessante para a maioria dos consumidores.

Sendo assim, é importante que você procure acompanhar as novidades do setor, sobretudo do modelo que você tem na garagem. Caso perceba que a linha do seu carro ganhará uma novidade, procure negociá-lo antes que isso aconteça, para evitar uma desvalorização ainda maior.

Planejamento financeiro

O planejamento financeiro envolvendo a troca é um ponto que as pessoas precisam considerar. Normalmente, o financiamento de um novo carro é algo que leva tempo para ser acertado, variando entre 48 e 60 meses.

Por isso, é importante fazer o devido planejamento para comprar um novo veículo. Além do tempo longo do pagamento das parcelas, é preciso levar em consideração os juros aplicados a elas. Uma compra malfeita pode resultar em dívidas e, dependendo das condições aceitas, você pode acabar pagando quase o dobro do valor original. Portanto, lembre-se de calcular o preço das parcelas e garanta que elas se encaixam no seu orçamento mensal, sem comprometer gastos essenciais. Pesquise em múltiplas concessionárias e procure por aquela que lhe proporcionará condições vantajosas de pagamento, sem deixá-lo no sufoco.

Aproveite para deixar nos comentários do Guia4Rodas qual é o carro que você deseja para a próxima troca.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.