Quanto tempo dura uma bateria de carro?3 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

Neste artigo falaremos sobre os fatores que impactam a vida útil da bateria do carro e o que fazer para conservá-la corretamente.

A bateria do carro é um componente fundamental para que o carro funcione. A bateria é responsável por fazer o carro ligar, além de possibilitar o funcionamento dos componentes do veículo.

No geral, as baterias automotivas são compostas de placas de chumbo positivas e negativas, e uma solução de ácido sulfúrico, também conhecido como eletrólito. Estes são os componentes no interior das baterias.

Quanto dura a bateria do carro?
Quanto tempo dura a bateria do carro? Foto: Pixabay

Quanto tempo dura a bateria do carro?

Essa resposta deve levar alguns fatores em consideração, como a marca, a vida útil daquele modelo de bateria e como foi feito o uso.

A bateria Moura, por exemplo, é conhecida por ter uma durabilidade superior às outras marcas de baterias automotivas.

Já a bateria Heliar é conhecida por ter uma garantia mais longa do que as demais.

Existem baterias projetadas especificamente para aumentar a segurança e a durabilidade da peça, garantindo um melhor desempenho e tempo de vida superior.

Existem dezenas de marcas de baterias automotivas no mercado, com durabilidade de 1 a 6 anos. Porém, existem diversos fatores que fazem com que a vida útil da bateria seja diminuída, e é nisso que falaremos no tópico seguinte.

Quais fatores diminuem o tempo de vida útil de uma bateria automotiva?

Como mencionado anteriormente, alguns fatores podem impactar na vida útil da bateria, são eles: temperatura, uso de faróis e som, sujeira nas conexões e o alternador.

Confira como cada um destes fatores impacta na vida da bateria.

Temperatura

Tanto o calor quanto o frio influenciam na condução da eletricidade, além de impactar nos polos da bateria, fios dos terminais do veículo e a liga de chumbo.

Uma temperatura muito alta ou muito baixa altera a capacidade destes componentes de transmitir a energia.

Por este motivo é comum que a bateria do carro descarregue quando o tempo está muito frio, a retração das peças faz com que seja gerada uma sobrecarga de calor quando ocorrem as reações químicas.

Já no calor, o que ocorre é que a corrosão das ligas de chumbo ocorra mais brevemente, devido à reação química dos componentes e a temperatura muito alta.

Faróis e som

Quanto mais intenso e frequente for o uso dos componentes elétricos do veículo, menor será a vida útil da bateria do carro, portanto, observar o uso dos componentes quando o veículo estiver desligado pode ajudar a fazer com que a bateria dure mais.

Sujeira

A sujeira faz com que o desgaste das peças e componentes acelere, além disso, a sujeira pode atrapalhar a passagem da energia elétrica, impactando no funcionamento do veículo ou dos acessórios.

De vez em quando, limpe os conectores e os cabos da bateria, isso evitará o desgaste da carga da bateria.

Alternador

O alternador é o componente que faz com que a bateria seja recarregada enquanto o veículo está andando. Na maioria das vezes em que uma bateria descarrega, o alternador é o culpado.

Conclusão

Existem diversos fatores que podem impactar negativamente na durabilidade da bateria do seu carro, por isso, pequenos cuidados podem evitar dores de cabeça e te ajudar a economizar dinheiro. O que achou deste artigo do Guia 4 Rodas? Esperamos que tenha gostado! Compartilhe com seus amigos.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.