Como tirar habilitação de graça no Detran?7 minutos de leitura

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Índice do conteúdo:

A habilitação permite a qualquer cidadão dirigir veículos automotores para o seu transporte, lazer ou para o transporte de cargas. A CNH, como é mais conhecida, é fundamental para qualquer pessoa que tenha o interesse de dirigir e, quem é pego dirigindo sem ter uma, pode ter que arcar com graves consequências. Descubra nesse artigo como tirar habilitação de graça para poder dirigir livremente.

O problema que muitos cidadãos encontram é o valor para tirar essa CNH, que não é nada acessível, principalmente quando há o interesse de tirar para carro e moto juntos ou ainda para caminhão. Nem todas as pessoas têm condições de arcar com os valores de uma CNH, e para estes, é possível obter a habilitação de graça.

Como conseguir a habilitação gratuitamente?

Isso é possível através do programa CNH Social, mas ele só é oferecido em algumas regiões, por isso é sempre fundamental conferir se o Detran de sua cidade oferece o programa. A partir dele, basta atender a todos os requisitos e participar para ter a chance de poder ter a sua habilitação de forma gratuita. Confira todas as informações a seguir!

Com que idade posso tirar a primeira habilitação?

A habilitação é um direito de todos. A Carteira Nacional de Habilitação, CNH, pode ser tirada a partir dos 18 anos. Jovens emancipados a partir dos 16 anos também podem entrar no processo para obter a sua primeira habilitação. Isso não significa que ao completar essa idade você é obrigado a tirar sua CNH, apenas é a idade mínima necessária para estar apto a dar entrada no processo.

Mas, mesmo com essa condição, ainda tem jovens que não estão preparados para fazer a habilitação de graça com 16 anos.

Sendo assim, você está apto a tirar a sua primeira habilitação a partir dos 18 anos, podendo tirar no momento de sua vida que achar melhor e tiver condições para arcar com os custos, caso não se encaixe nos requisitos da CNH Social.

O que eu preciso para fazer a primeira habilitação de graça?

Para poder tirar a sua primeira habilitação de modo 100% gratuito, é fundamental atender a alguns requisitos que são estabelecidos pelo próprio Detran de sua região. É importante estar ciente que a CNH Social não possui nenhuma lei e não é um programa do governo federal, sendo, portanto, adotado pelos Detrans que desejarem.

Se em sua cidade tirar a CNH de forma gratuita for uma possibilidade, então você pode começar a se preparar. É preciso atender alguns dos seguintes requisitos: ter uma renda familiar de até 2 salários mínimos; ser ou ter sido aluno da rede pública com um bom desempenho; estar sem trabalhar há mais de 1 ano ou nunca ter trabalhado com carteira assinada; ser beneficiário do Bolsa Família; ser agricultor ou ex-presidiário; ter algum tipo de necessidade especial; ou ainda ser um trabalhador da área de transporte que está em busca de se regularizar na justiça.

Se você é um jovem que nunca trabalhou ou está desempregado há mais de 1 ano e possui uma renda de até 2 salários mínimos, por exemplo, está apto a participar do processo seletivo da CNH Social, lembrando que ainda é preciso ter sido aluno da rede pública. É sempre possível tirar dúvidas sobre esses requisitos diretamente com o Detran de sua região.

Quanto tempo é de aula teórica?

A aula teórica é uma parte mais do que fundamental do processo de retirada da sua CNH e você começa a participar delas a partir do momento que é selecionado para ter o direito de tirar sua habilitação gratuita. Você deve comparecer no Detran para marcar o início das aulas.

Como tirar a habilitação de graça
Como tirar a CNH de graça? Foto: Pixabay

As aulas teóricas são compostas por 45 horas/aula e só depois que você completa-as é que será possível passar para a parte prática. As aulas geralmente não acontecem todos os dias, mas mais de uma vez por semana. O horário pode variar conforme a disponibilidade de cada indivíduo, acontecendo pela manhã, tarde ou noite.

Quanto tempo é de aula prática?

Depois que você passar pelas aulas teóricas, vem a etapa de passar pelo simulador e, em seguida, iniciam-se as aulas práticas. Quando você passa pelo simulador, já começa a colocar em prática tudo o que aprendeu nas aulas teóricas e fica mais familiarizado com o trânsito.

Em seguida, nas aulas práticas, anda pela cidade com um carro da auto-escola e sendo guiado e instruído pelo seu professor. Ele pede que você realize determinadas ações, te ensina sobre algumas ferramentas e sobre manobras, além de lhe questionar sobre as placas e leis de trânsito.

As aulas práticas também acontecem semanalmente, podendo ser mais de uma aula por semana conforme a sua disponibilidade. Duram algumas horas e acontecem durante um ou dois meses. Ao fim das aulas práticas, o indivíduo passa pelo exame prático para saber se está aprovado e pode ter a sua CNH, ou não. O resultado normalmente sai na hora e, caso não seja aprovado, é possível reagendar uma nova prova.

Que documentos eu preciso para fazer a habilitação de graça?

Para fazer a habilitação de graça, você precisará apresentar os mesmos documentos que são solicitados para quem pagará pela CNH. Durante o processo seletivo, você precisará, é claro, comprovar os requisitos como sua renda, escolaridade e desemprego. Para isso, pode apresentar cópias da sua carteira de trabalho, dos comprovantes de renda da sua família e do seu histórico escolar.

Quando seus dados e informações são confirmados e você é aprovado, precisa comparecer no Detran com seus documentos pessoais para dar entrada no procedimento para obter a sua primeira CNH. É necessário ter em mãos seu RG, CPF e quaisquer outros documentos que são solicitados pela unidade. Logo após, você pode marcar os seus exames físicos e psicológicos, assim como já deixar marcada o início de suas aulas teóricas.

Se você se interessou pela CNH Social, entre em contato com o Detran da sua cidade e confira se eles dão essa opção de tirar a primeira habilitação de modo gratuito. Informe-se sobre datas do processo seletivo e fique pronto para participar. Aproveite também para tirar todas suas dúvidas relacionadas ao processo de tirar a sua CNH, assim você estará ciente de todos os detalhes. Não se esqueça de estar com os impostos do seu carro em dia também, para evitar qualquer tipo de problema com a lei.

Se você tem algum tipo de deficiência, conheça os seus direitos para comprar carro PCD.

Perguntas Frequentes

Como tirar a carteira de motorista de graça?

É possível obter esse benefício com a chamada CNH social. Saiba que ela não está disponível em todas as regiões do Brasil, então é importante fazer uma consulta no Detran mais próximo de você.

Qual o valor da CNH 2020?

Fazendo a sua carteira de habilitação de forma particular, você irá gastar em média R$ 2.200.

Como tirar CNH pelo governo?

Para conseguir ter acesso a esse benefício, você precisa atender a todos os pré-requisitos: renda familiar de até 2 salários mínimos; ser ou ter sido aluno de escola pública; estar à mais de 1 ano sem trabalhar ou nunca ter tido carteira assinada; estar cadastrado no Bolsa Família.

Avalie este artigo

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.